quarta-feira, 23 de junho de 2010

24 anos de "La Mano de Dios"


Caros leitores,

No dia 22 de junho, de 1986, ou seja, tendo ontem completado seus 24 anos, Diego Maradona efetuou uma de suas mais "curiosas" façanhas, "La Mano de Dios". O gol veio a desclassificar a equipe da Inglaterra do atacante Gary Lineker (artilheiro do mundial de 86), nas quartas-de-final da Copa disputada no México, onde passando para a semi-final, a equipe argentina enfretou a seleção belga e, com dois 'golos' de Maradona, venceu o jogo por 2x0. Na partida final da competição, os 'hermanos' enfretaram a forte equipe da Alemanha Ocidental, então dirigida pelo craque Franz Beckenbauer, e mais uma vez regidos por Diego Maradona, os argentinos venceram a partida por 3x2, e garantiram o segundo título mundial da seleção Argentina.
Ao final da competição, Maradona ainda viria a ganhar a bola de ouro da Copa do Mundo de 1986.
( A Copa do Mundo de 1986 marcou o fim de grandes nomes do futebol mundial: Falcão, Zico, Sócrates, Junior, Reinaldo, Leandro e Toninho Cerezo para o Brasil; Platini, Tigana, Girese para a França; Rummenige para a Alemanha.)
O curioso é que, além de ter a "cara-de-pau" de fazer o gol, duas décadas depois o argentino diz o seguinte em entrevista ao jornal Inglês "The Sun": – "Se pudesse regressar no tempo e mudar a história, eu o faria. Mas o gol continua sendo o gol. A Argentina ganhou o título mundial e eu fui o melhor jogador do Mundo. Tudo que podemos fazer agora é seguir em frente."
Bom caros leitores do Utopia, eu vou deixando-os por aqui e acreditem se quiser, mas Papai Noel existe, os títulos mundiais dos 'hermanos', de 78 que caso não se lembrem foi disputado na própria Argetina, durante o regime ditatorial que viu como melhor forma de demonstrar seu poder trazer ao país seu primeiro título mundial, e o título de 86, que incontestavelmente teve "La Mano de Dios", ambos também são totalmente reais, aceitáveis, e acima de tudo Justos.

(Foto: http://mexicoesfutbol.files.wordpress.com/2008/06/maradona2004.jpg)

Um comentário:

  1. Esses argentinos, não deveriam ter nenhum titulo mundial.


    FALSARIOS.

    ResponderExcluir