quarta-feira, 23 de junho de 2010

A Copa do Mundo como arma política.

Que a copa do mundo é o maior evento esportivo da humanidade, não há dúvidas. Porém, o que poucos sabem é o lado negro dessa triunfante história.

Todos sabem que a copa do mundo começou em 1930, no começo era uma competição pequena, na qual foram convidadas apenas 13 seleções, não houve eliminatórias. E principalmente por isso, o título ficou com os donos da casa: Uruguai. No entanto, apesar de ser um evento pequeno comparado aos dias atuais, ele causou um grande impacto sobre a imprensa mundial, o que foi captado pelo governo fascista de Benito Mussolini.


E por esse motivo, a copa de 1934 foi realizada na Itália. Agora, uma competição mais encorpada com 32 seleções participantes. A copa começou a declarar sua inclinação política nessa edição. O campeonato foi se arrastando, mas todos sabiam desde o começo quem seria o campeão. E não deu outra, a Itália se sagrou dona do mundo em seu território, aumentando ainda mais o apoio ao fascista, com a felicidade do povo.


Em 1938, ocorre a 3ª edição do evento. Foi sediada pela França, um dos principais países participantes da segunda guerra mundial que estouraria no ano seguinte. E devido ao iminente conflito, era obvio que alguns países dariam a vida nesse torneio para mostrar sua superioridade. Nada mais gratificante do que uma conquista de dimensões mundiais em território inimigo, e mais uma vez a conquista ficou com a "Azzurra", cuja vitória foi assistida nas tribunas pela alta cúpula fascista.

As próximas duas edições do torneio que ocorreriam entre 1942, e 1946. Não ocorreram, devido às principais seleções estarem envolvidas com a grande guerra. E com isso, termina a fase da copa do mundo ser usada por regimes nacionalistas, para exaltação de um povo, perante a guerra que aconteceria.

Damos um pulo no tempo, e paramos em 1970. Isso mesmo, na copa do mundo do México. Aonde, como todo brasileiro sabe, nos sagramos tricampeões mundiais. De fato, essa foi a melhor participação canarinha de que temos notícia. Porém, o que a maioria de nós não sabe. É que essa copa do mundo foi usada pela ditadura militar de nosso país. Dessa forma, o povo se alegrava com a política do pão e circo, e não se intrometia no turbulento clima político que assombrava a nação. E por esse motivo, tivemos a mídia totalmente direcionada a esse evento, afastando a população do sistema ditatorial, isso fez com que os brasileiros tivessem a ideia de que eramos uma nação importante no cenário mundial com a frase: "A taça do mundo é nossa, com o brasileiro não há quem possa".


E foi com essa inspiração tupiniquim, que os nossos hermanos arquitetaram o projeto de 1978. A copa do mundo realizada em solo argentino é conhecida como um dos maiores golpes em copas do mundo. Acho que todos que lêem esse blog conhecem o fatídico jogo Argentina 6 x 0 Peru em uma espécie de semi-final. E foi com esse jogo, que os hermanos conseguiram se classificar pelo critério de saldo de gols para as finais da copa do mundo, que consequentemente eliminou o Brasil. Na final, os sul-americanos eliminaram os holandeses pelo placar de 3 a 1. Na premiação dos jogadores, o elenco holandês que foi para receber as suas medalhas de prata viraram de costas para o sanguinário ditador: Jorge Rafael Videla.

Um comentário: